Desta vez, uma a ideia partiu do professor Lucas Ignácio de Almeida, de violão. Ele utiliza uma metodologia que trabalha a construção de instrumentos de brinquedo, através da reutilização de materiais, e com isso, mesmo não tendo o violão em casa, é possível entender as partes do instrumento e até treinar as posições. O professor também utiliza jogos eletrônicos e aplicativos.
A proposta feita pelo professor foi bastante aceita e surgiram belíssimas criações, que contou, inclusive, com a participação da família.
De acordo com o professor Lucas, essa atividade possibilitou várias ações, entre elas trabalhar o nome das partes do violão, alguns posicionamentos da mão esquerda e mão direita, e nome das notas. “Com essa atividade ainda conscientizamos os alunos a reutilizar materiais que iriam para o lixo protegendo o meio ambiente”, afirma o professor.
Realizado pelo Instituto Alexa, através do Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em aulas gratuitas de violão, violino, flauta doce, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão, além de vivência musical e prática de orquestra. As aulas acontecem em dois polos: Aclimação, na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitscheck – Praça Polo Aclimação - e Polo S. Jorge - Lar Maria Lobato de Freitas - Rua Ângelo Cunha, 25 – Laranjeiras. Devido a pandemia, desde março de 2020 o projeto acontece de forma remota e atualmente beneficia cerca de 300 alunos.